A polêmica envolvendo a PEC dos Precatórios parece não ter fim no Brasil. Nas últimas semanas, esse assunto acabou invadindo as redes sociais. Acontece que esse é o documento que pode definir como o Auxílio Brasil vai se comportar pelos próximos meses. Por isso, há uma certa curiosidade sobre o tema.
Para quem não lembra, esse texto já passou pela aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Ambas as casas aprovaram a ideia em dois turnos. Só que os senadores realizaram algumas mudanças na estrutura do projeto. Assim, eles tiveram que enviar novamente essa papelada para análise dos deputados federais.
Qual é a grande questão até aqui? Acontece que na Câmara Federal há uma certa confusão sobre esse tema. Parte dos parlamentares querem aprovar esse texto todo da maneira que veio do Senado. Já outra parte quer aprovar apenas a parte que ficou acertada entre as duas casas e deixar o resto para analisar depois.
O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse publicamente que é favorável a esta segunda ideia. De acordo com ele, o melhor a se fazer é aprovar os pontos que passaram nas duas casas sem alteração. Logo depois, a Câmara criaria uma segunda PEC para analisar os pontos de divergência.
E aparentemente é isso mesmo o que tende a acontecer. Na noite da última terça-feira (7), Lira se encontrou mais uma vez com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Juntos e com o apoio de líderes partidários, eles decidiram fatiar o projeto e votar o resto apenas depois. A promulgação da parte comum deve acontecer ainda nesta quarta-feira (8).



