O Ministério da Cidadania destaca o Auxílio Emergencial durante a pandemia, Auxílio Brasil em um momento de recuperação econômica, Alimenta Brasil para fortalecer a cadeia produtiva e de abastecimento da agricultura familiar, Brasil Fraterno – Comida no Prato como incentivo à doação de alimentos e combate ao desperdício.
Brasil apresenta ações no Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA)
Essas foram algumas ações que o Governo Federal realiza para o combate à fome e à extrema pobreza apresentadas pelo Ministério da Cidadania, na 50ª sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA) da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Dados oficiais
De acordo com o Ministério da Cidadania, um estudo realizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado no último mês, aponta que cerca de 828 milhões de pessoas ao redor do mundo não tem certeza se farão a próxima refeição. Diante desse contexto, o Ministério da Cidadania destacou a importância do Brasil para abastecer o planeta com alimentos.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil, que teve um orçamento fortalecido, chega, em outubro de 2022, a mais de 21,1 milhões de famílias, 82% delas chefiadas por mulheres. Além de garantir um mínimo de R$ 600 para os contemplados, o programa conta com benefícios complementares que incrementam o repasse federal às pessoas mais pobres.
Destaques para os programas nacionais
Segundo destaca o Ministério da Cidadania, o Brasil conta ainda com um dos maiores sistemas de alimentação escolar do mundo. O Programa Nacional de Alimentação Escolar, de caráter universal e gratuito, está presente em todos os municípios do país e viabiliza o fornecimento de aproximadamente 50 milhões de refeições diárias. Cerca de 30% de todas as compras da merenda escolar vem da agricultura familiar.



