No decorrer da última segunda-feira, 15 de maio, o atual governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, falou de novos concursos no estado. Assim, de acordo com ele, serão 2.380 novas vagas por meio da diferentes seleções neste ano de 2023.
A partir da divulgação do governador, os órgãos que ganharam maior destaque foram:
- Polícia Militar do Estado da Paraíba: 900 vagas para ingresso imediato;
- Corpo de Bombeiros PB: 200 vagas;
- Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia: 1.000 vagas;
- Secretaria de Cultura: oportunidades a vários cargos e áreas.
Além disso, o líder do estado também comunicou que haverá novos concursos para as carreiras de engenheiros, arquitetos e geógrafos, por exemplo. Ele indica, ainda, que o estado também contará com certames para outros cargos de nível médio e técnico.
Veja também: UFRJ abre concurso com 193 vagas
Azevêdo fez questão de relembrar sobre as liberações de processos seletivos durante sua gestão. Assim, ele confirmou que os candidatos com aprovação nestes certames serão convocados em breve.
Governador da Paraíba se manifesta
O governador da Paraíba explicou os próximos concursos do estado:
“Eu acredito que o melhor caminho para selecionar servidores seja através do concurso público. Vamos ter concurso para a Secretaria do Estado da Educação, com mais mil professores. Na área da Secretaria da Cultura, o concurso contará com vagas para gestão cultural, arqueólogo, museólogo, arquivista, historiador e mais. Na Polícia Militar serão 900 vagas, onde já estamos trabalhando na contratação da banca examinadora. Para o Corpo de Bombeiros serão mais 200 vagas”, destacou o governador, durante entrevista concedida a rádio Tabajara.
De acordo com o governador, a expectativa é de que a publicação dos editais oficiais ocorrerá durante o segundo semestre deste ano. Assim, aqueles que desejam ingressar nestes órgãos poderão ter acesso a todas as informações definitivas.
Ademais, o gestor ainda citou alguns concursos públicos e processos seletivos que o governo realizou desde o ano de 2019.
Isto é, como, por exemplo, o certame das seguintes áreas e/ou órgãos:
- Educação, com a convocação de dois mil professores;
- Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), com a convocação de 451 profissionais;
- Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a nomeação de 17 servidores;
- Fundação PBSaúde, com 2.720 convocados;
- Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata);
- Companhia Docas;
- Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), com 154 vagas.
Além disso, o estado realizou concursos para o preenchimento de vagas para a Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Administração, Secretaria da Administração Penitenciária e PBPrev.
Haverá publicação de novo edital
Além dos processos seletivos que o governador da Paraíba citou, ele pontuou que haverá a publicação de um edital já nesta terça-feira, 16 de maio. Segundo Azevêdo, o concurso se destina à formação de cadastro de reserva para a carreira de professor.
“Em função da necessidade de ampliar as escolas técnicas, vamos fazer um processo seletivo”, destacou.
Veja também: IDR Maricá (RJ) altera edital de concurso
A formação de cadastro de reserva significa que o órgão poderá chamar candidatos com aprovação durante todo o período de vigência do certame. Isto é, de acordo com a necessidade da entidade.


