Os vestibulares brasileiros sempre exigem conhecimentos quanto à literatura nacional. Desse modo, os estudantes precisam estar preparados para interpretar textos de diversas escolas literárias. A fase modernista é uma das mais requisitadas, portanto conhecer o movimento desde a sua fase prévia é fundamental.
Nesse sentido, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre o Pré-modernismo para você treinar e se preparar melhor!
Questão – UFRRJ
“Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. ( … ) o que o patriotismo o fez pensar, foi num conhecimento inteiro de Brasil. ( … ) Não se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro.”
(BARRETO, Lima. “Triste fim de Policarpo Quaresma”. São Paulo: Scipione, 1997.)
Este fragmento de “Triste Fim de Policarpo Quaresma” ilustra uma das características mais marcantes do Pré-Modernismo que é o:
(A) Desejo de compreender a complexa realidade nacional.
(B) nacionalismo ufanista e exagerado, herdado do Romantismo.
(C) resgate de padrões estéticos e metafísicos do Simbolismo.



