Durante a última semana, ocorreram os primeiros registros de aves infectadas com a doença conhecida como Influenza Aviária (H5N1) no território brasileiro. Atualmente, estamos enfrentando a maior crise pandêmica desse mal, a gripe aviária, conforme indicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
No Brasil, identificou-secinco casos de H5N1 em animais. Porém, vale ressaltar que essas aves infectadas são migratórias e não fazem parte do sistema industrial avícola nacional. Isso implica que frangos e ovos disponíveis nos supermercados não foram afetados.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a probabilidade de transmissão entre humanos é baixa. Contudo, medidas preventivas são cruciais, pois a persistência da doença pode ocasionar mutações no vírus, aumentando seu poder de contágio. A contaminação pode ocorrer por meio do contato com aves vivas ou mortas. Portanto, é desaconselhável o manuseio ou recolhimento de aves doentes.
Seres humanos já foram contaminados?
Até o presente domingo (21), não houve registros de indivíduos infectados. Entretanto, foram observados casos suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde. Recentemente, 33 trabalhadores de um parque público no estado do Espírito Santo estiveram expostos ao vírus.
Foi exatamente nesse local, chamado de “Refúgio da Vida Selvagem da Mata Paludosa”, em Jardim Camburi, que uma das aves contaminadas foi encontrada caída no chão. Entretanto, os 33 exames realizados para detecção da gripe aviária apresentaram resultados negativos.
No sábado passado, o Ministério da Saúde comunicou que outras três pessoas sintomáticas foram notificadas no estado, sendo que a suspeita já foi descartada para uma delas. As outras duas tiveram amostras colhidas e estão aguardando o resultado.
Quantas aves tiveram infecção da gripe aviária?
Até este domingo (21), ocorreu a contaminação de 5 aves. São elas:
- 3 exemplares de Trinta-réis-de-bando (espécie Thalasseus acuflavidus) – Trata-se de aves marinhas e migratórias. Dois indivíduos foram localizados no litoral do Espírito Santo (em Marataízes e Vitória), enquanto o terceiro foi encontrado no litoral do Rio de Janeiro (em São João da Barra);
- 1 exemplar de Trinta-réis-real (espécie Thalasseus Maximus) – Trata-se de uma ave silvestre e migratória. Foi descoberta em uma região rural de Nova Venécia, no Espírito Santo;
- 1 exemplar de Atobá-pardo (espécie Sula leucogaster) – Trata-se de uma ave marinha e migratória. Permanecia no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), no Espírito Santo, desde o mês de janeiro.
Impacto no setor de alimentos
Por enquanto, não houve nenhum impacto. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as aves infectadas com a gripe aviária não possuem vínculo com o setor industrial brasileiro.
Essa constatação implica que tais ocorrências não impactam as aves e ovos disponíveis nos estabelecimentos comerciais, nem a segurança alimentar da população. Consequentemente, os produtores ainda não sofreram consequências, e a produção segue seu curso normal. Ademais, é importante ressaltar que a influenza aviária não é transmitida por meio do consumo de aves ou ovos.


